O Lado Bom da Crise

A crise pode trazer grandes oportunidades se soubermos e entendermos o seu funcionamento, com o dinheiro mais curto e o país em recessão nos vemos obrigados a buscar novas alternativas de consumo mais barato, a crise por um lado te faz selecionar melhor seus gastos e organizá-los, fazendo eliminar gastos desnecessários, supérfluos. Tais gastos que já deveriam ter sidos eliminados antes da crise.

Este é o momento onde aprendemos sobre educação financeira, sem nem mesmo percebemos que estamos fazendo. Uma reeducação financeira na marra, mas é uma reeducação financeira, não importa como está sendo feita. Uma bela oportunidade para reestruturamos nossa vida financeira e aprendermos que não somente no momento de crise devemos economizar, mas sim por toda uma vida. Sermos mais conscientes em nossos gastos e investirmos em saúde financeira.

Use a crise a seu favor, aprenda, invista seu dinheiro e de valor a cada centavo ganho. Quer comprar um carro? Sem problemas, mas primeiro invista seu dinheiro para poder comprar este carro à vista ou ter no mínimo 80% do valor do carro, para não acabar se tornando uma dor de cabeça mais a frente com anos de prestações a serem quitadas. Faça o dinheiro trabalhar para você e não passar o resto da vida correndo atrás do dinheiro.

Nem todo mundo está em crise, isto é a verdade, quem se preparou no passado, está colhendo os frutos agora e tira da crise as melhores oportunidades de investimentos.

A crise vem dar um tapa na cara da sociedade e mostrar que viver sem prever consequências, gastando tudo que ganha, nos faz viver a crise intensamente. Não culpe os outros pelo momento de vida que você está vivendo, momentos ruins acontecem com todos, mas, o que vai fazer diferença quando o momento chegar, é o quanto você estará preparado para enfrentá-lo.

POR:

Juliano Westarp