Prêmio melhores práticas Caixa em gestão local abre inscrições

10ª edição do Prêmio reconhece projetos de sustentabilidade apoiados pelo banco que tenham provocado impacto em comunidades.

As inscrições para o Prêmio Melhores Práticas Caixa em Gestão Local 2017/2018 estão abertas a partir desta segunda-feira (10) até o dia 19 de junho. A premiação, que este ano chega à sua 10ª edição, é uma ação de reconhecimento de projetos sustentáveis financiados pelo banco que tenham provocado impacto na qualidade de vida nas comunidades em que atuam.

De acordo com a coordenadora nacional do Prêmio, Fernanda Teodoro Pontes, ao selecionar e premiar as melhores práticas, é possível reconhecer e compartilhar experiências que transformam realidades. “A premiação permite que, a cada dois anos, possamos oferecer novas soluções com resultados efetivos à população”, disse a gerente executiva da Gerência Nacional de Planejamento e Desempenho de Redes Governo da CAIXA. “Ao selecionar as Melhores Práticas, temos a oportunidade de reconhecer e compartilhar, por meio da reaplicação, experiências que transformaram realidades”.

O Prêmio objetiva reconhecer e dar visibilidade a projetos de excelência no âmbito social realizados com apoio financeiro e técnico da CAIXA. Os projetos ganhadores são premiados com troféus, certificados, divulgação em publicações, filmes e exposições fotográficas, além de serem inscritos em premiações nacionais e internacionais, como o Prêmio Internacional de Dubai, promovido pelo Best Practices and Local Leadership Programme.

O projeto Águas do Céu foi uma das vinte ações premiadas na última edição do Prêmio Melhores Práticas, 2015/2016, que teve o total de 250 inscritos. Coordenado pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, o projeto foi responsável por assentar famílias em áreas próximas a nascentes e florestas nos municípios de Sirinhaém e Rio Formoso, no litoral de Pernambuco. Com isso, recuperou nascentes degradadas, implantou sistemas agroflorestais e gerou renda para a comunidade.

As principais metas do projeto eram o reflorestamento de 24 nascentes na Zona da Mata que se encontravam com baixa ou nenhuma atividade, a sensibilização comunitária, o treinamento de jovens e a disseminação do conceito de sustentabilidade. A iniciativa promoveu a sensibilização e o envolvimento da comunidade, resultando em melhorias na qualidade de vida, no meio ambiente e no comércio local, a partir da venda de frutas e produtos derivados produzidos na região.

Como se inscrever
Para se inscrever, o projeto precisa ser financiado pela CAIXA ou ter o banco como agente operador. Também é necessário que o projeto demonstre haver cooperação entre instituições públicas, privadas e da sociedade civil para a concretização dos objetivos pretendidos.

Podem ser inscritas práticas de gestão local em temas como Gestão Municipal, Habitação, Saneamento, Infraestrutura, Gestão Ambiental, Inclusão Social, Redução da Pobreza, Geração de Renda, Desenvolvimento Econômico, Equidade de Gênero e Mobilidade Urbana.

O projeto não pode ter sido vencedor em nenhuma das edições anteriores do Prêmio e deve apresentar evidências tangíveis e resultados concretos.

Saiba mais no site Melhores Práticas Caixa